Você já se perguntou se seu lote está no lugar certo?

Um erro não justifica o outro, o juíz costuma sentenciar todos os envolvidos em favor do prejudicado (geralmente o último lote).

Não basta as medidas estarem corretas! Elas precisam estar ocupando o seu devido lugar tanto na quadra quanto no globo terreste.

O que pode ocasionar os deslocamentos das parcelas?

No momento em que o pedreiro retira a marcação do lote para construção do muro, pode começar aí  o desencadear do efeito cascata das sobreposições das parcelas porque? As dúvidas são:

  • Está sendo considerado a face interna, externa ou meio desse muro?  Vale lembrar que um muro mede 0,16m de largura que multiplicado pelo seu comprimento facilmente se apura o valor em R$ do prejuízo (seu ou do seu vizinho) !
  • Quando há destruição das demarcações (ex: pelas roçadeiras) Quem as repõem no lugar?  Alguma quipe técnica?
  • Os efeitos acumulativos dos erros estão sendo monitorados por alguma equipe técnica responsável pelo loteamento?

Essas indagações somente serão possíveis de responder mediante a medição da quadra toda, conhecida como “as-built” (ou como construido), daí comparada com o projeto original do loteamento.

Uma vez comparada, há de se batizar os vértices com as devidas coordenadas geodésicas (Latitude e Longitude) conforme preceitua a ABNT- NBR n. 17047/22  –(conhecida como lei do georreferenciamento urbano).

Além de ferir as normas atuais, seria um contrassenso  abreviar os trabalhos para reduzir custos valendo-se de muros e construções das vizinhanças ou quaisquer outras feições alheias como referência pois, se essas estiverem  em lugar errado o seu também ficará no lugar errado e um dia isso vem a tona! – Infelizmente este é um ato muito comum e até equivocadamente negligenciado em muitos condomínios-.(veja aqui algumas consequencias)

Estelionato é frequente nos negócios imobiliários

Saiba o que está comprando ou vendendo: há construtor, corretor e proprietário de imóvel que desconhece que pode ser condenado criminalmente por estelionato quando omite informações ao adquirente.(leia mais)

Nós da DGennari, oferecemos o AP (Atestado de Posicionamento) instruído pela Responsabilidade Técnica o que significa mais uma garantia no momento da compra e venda e/ou  construção.

Dirceu Gennari 

Topógrafo/agrimensor/geomensor

Credenciado no INCRA = (código:ZISV)

Dgennari 2024   |   Política de privacidade
Gren